image_pdfimage_print

Desde o ano passado, há um certo esforço das empresas em criar experiências de realidade virtual (RV) “agnósticas”, ou seja, que não estejam vinculadas a um app ou dispositivo em específico e poderiam ser utilizadas em qualquer um dos diversos aparelhos de RV que existem no mercado. A Mozilla é uma das empresas interessadas na criação de um ambiente do tipo e acredita que utilizar os navegadores para a criação de experiências em RV pode ser um primeiro passo para alcançar esse objetivo de não-vinculação.

Por isso, a empresa está lançando um um kit gratuito de desenvolvimento de experiências de realidade virtual para a web. O kit foi preparado com a comunidade de desenvolvimento de apps para a web Glitch e consiste de um curso em cinco partes que ensina desenvolvedores a usarem o A-Frame (um framework gratuito de desenvolvimento de RV para a web) e exemplos de códigos interativos para ensinar esses desenvolvedores a criarem experiências baseadas na animação de objetos e em cenários panorâmicos de 360º que podem ser acessados por usuários do HTC Vive, Oculus Rift, Google Daydream e Gear VR, além de qualquer computador com um navegador de internet instalado.

Em uma publicação em seu blog oficial, a Mozilla diz esperar que a criação desse kit encoraje os desenvolvedores que ainda estão em dúvida se devem trabalhar com realidade virtual a dar seus primeiros passos no setor. E a grande vantagem em relação a materiais do mesmo tipo é que o kit da entidade possui “exemplos interativos”, que são acompanhados de instruções passo-a-passo e mostram em tempo real o que uma modificação no códigos causa na simulação — como, por exemplo, um exercício que permite modificar a textura dos planetas do Sistema Solar utilizando simples códigos em HTML.

O kit está disponível de graça no site oficial da Glitch. Então, se você tem interesse em entrar no mercado de realidade virtual, mas não sabia muito bem como, esse pode ser um bom ponto de partida.

(Ler na fonte)


×
CREATE ACCOUNT ALREADY HAVE AN ACCOUNT?

 
×
Recuperar as informações de acesso?
×

Go up

Pular para a barra de ferramentas