image_pdfimage_print

O Gartner apresentou um novo estudo nesta segunda-feira (8) em que apresenta novas previsões para o mercado de smartphones até 2021. A companhia está otimista de que o setor vai voltar a crescer já a partir do ano que vem.

Para 2019, o cenário esperado deve ser de queda, com 0,5% de redução em relação ao ano passado em despachos de aparelhos (quando eles são enviados das fábricas para o varejo). Contudo, a projeção é de crescimento na casa de 1,2% entre 2019 e 2020, caso a previsão se confirme

Contudo, o número deve voltar a ser negativo em 2021, quando deve haver uma queda maior que a de 2019 no número de despachos. Tal ciclo acontece por conta de aparelhos que apresentam um vida útil maior do que os dispositivos mais antigos. A perspectiva do Gartner é de que o ciclo de troca de um aparelho seja na casa de 2,5 anos até 2023, justificando essa oscilação do mercado.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
Número de venda de aparelhos nos próximos anos (Arte e dados: Gartner)

Outro fator que pode justificar o aumento previsto para 2020 é a entrada do 5G, que deve ser implementado comercialmente este ano e ampliado no próximo, justificando investimento de consumidores em aparelhos com a tecnologia.

Os aparelho dobráveis também podem dar um novo fôlego, mas ainda não devem se tornar populares, segundo a análise da consultoria. “Nos próximos cinco anos, esperamos que os aparelhos dobráveis se mantenham como produtos de nicho por conta de vários desafios de fabricação. Junto da tela, o preço é uma barreira de deve diminuir com o tempo. Os aparelhos na casa de US$ 2 mil atualmente ainda são muito caros, mesmo para os early adopters”, aponta o estudo.

A expectativa é de que o mercado de smartphones dobráveis bata a casa de 5% do total de vendas em 2023.

O estudo completo do Gartner está disponível no site da empresa.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

(Ler na fonte)


×
CREATE ACCOUNT ALREADY HAVE AN ACCOUNT?

 
×
Recuperar as informações de acesso?
×

Go up

Pular para a barra de ferramentas