image_pdfimage_print

Com a chegada do Google Chrome, o mercado dos navegadores de internet mudou radicalmente. A transformação mais latente foi na maneira como esses programas passaram a ser atualizados, já que o browser da Google passava por melhorias a cada seis semanas. Sua principal concorrente, a Mozilla, tratou de se mexer e fazer o mesmo com o Firefox, mas em um período maior: oito semanas. Isso, porém, vai ficar ainda melhor. A entidade sem fins lucrativos que mantém o navegador quer implantar um novo ciclo de atualizações de apenas quatro semanas.

A Mozilla quer que o desenvolvimento do navegador se torne ainda mais ágil para oferecer novos recursos mais rapidamente. Para isso, ciclos mais curtos permitirão que isso aconteça, mas sem perder o "timing" pautado por estágios, o que evita que problemas de segurança, por exemplo, afetem o programa. A empresa, no entanto, diz que os experimentos atuais não estão vinculados a ciclos e permanecerão desse jeito enquanto os desenvolvedores precisarem testá-los até que estejam prontos para serem enviados e assumirem o ritmo desejado para o ano que vem.

A mudança acontecerá de maneira gradual, começando com a versão 71 (prevista para dezembro), antes de o ritmo aumentar uma semana por vez no primeiro trimestre de 2020. Para lançamentos de suporte estendido do navegador destinado s empresas, nada vai mudar, mantendo-se os planos de enviar atualizações das principais versões a cada 12 meses.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
Cronograma de atualizações do Firefox (Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro)

Enquanto isso, a Mozilla interrompeu o desenvolvimento ativo do Firefox no Android com a versão 68, concentrando-se na versão beta de nova geração completamente remodelada e que está programada para se estabilizar em 2020.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

(Ler na fonte)


×
CREATE ACCOUNT ALREADY HAVE AN ACCOUNT?

 
×
Recuperar as informações de acesso?
×

Go up

Pular para a barra de ferramentas