image_pdfimage_print

O FBI prendeu uma segunda pessoa suspeita de ter tentado roubar segredos industriais relacionados ao projeto de carros autônomos da Apple. Ele é o segundo colaborador preso pelo mesmo motivo em seis meses na região.

O engenheiro chinês chamado Jizhong Chen foi investigado por tirar fotos em locais considerados sensíveis pela empresa. Segundo a acusação da Apple, funcionários então vasculharam o computador pessoal de Chen e descobriram milhares de arquivos com propriedades intelectuais da Apple, como manuais, plantas, esquemas e diagramas sobre o projeto. Junto disso, eles também encontraram centenas de fotos tiradas dentro do prédio da Apple.

A acusação ficou ainda mais forte quando a empresa descobriu que Chen tinha se inscrito para uma vaga de emprego em uma empresa de desenvolvimento de carros autônomos da China, considerada concorrente da norte-americana. Isso levantou ainda mais suspeita de que ele teria tentado traficar as informações para a montadora rival.

Em uma das fotos apresentadas ao FBI, há um esquema de correia que seria usada em carros autônomos da Apple, considerado um projeto secreto dentro da empresa. Ainda, Chen tinha agendado um voo para China um dia antes de ser preso.

Em julho de 2018, Xiaolang Zhang também foi preso por agentes do FBI por ter informações relacionadas ao projeto de desenvolvimento de carros autônomos da Apple. Na época, a acusação era de que Zhang, também então funcionário da norte-americana, teria tentado levar dados sigilosos para a XMotors, companhia chinesa.

Em nota, a Apple disse NBC que leva a sério a segurança de suas propriedades intelectuais, motivo pelo qual não pode deixar casos assim impunes. “Estamos trabalhando com autoridades neste assunto e levanto todos questionamentos ao FBIâ€, adicionou a empresa.

Neste mês, contudo, a Apple demitiu 200 pessoas de seu projeto chamado de Titan, ligado ao desenvolvimento ultrassecreto de seu carro autônomo. Recentemente, rumores do mercado e expectativas apontam que a Apple deve mudar o foco de seu desenvolvimento e trabalhar com empresas parceiras para lançar seu projeto.

Ainda, acredita-se que a fabricante norte-americana esteja tirando o pé do projeto devido ao mal desempenho de vendas da linha de iPhones do ano passado. Mesmo assim, diretores do setor mantêm a afirmação de que o projeto segue a todo vapor.

(Ler na fonte)


×
CREATE ACCOUNT ALREADY HAVE AN ACCOUNT?

 
×
Recuperar as informações de acesso?
×

Go up

Pular para a barra de ferramentas