image_pdfimage_print

De acordo com uma reportagem da Recode, o FBI estaria investigando a Mithril Capital, uma empresa de capital de risco fundada pelo investidor milionário Peter Thiel, que também faz parte do conselho de diretores do Facebook.

Segundo a reportagem, a empresa de Thiel estaria sendo investigada por improbidade fiscal, e oficiais de segurança dos Estados Unidos estariam não apenas investigando os documentos da firma, mas também entrevistando seus funcionários.

A atual investigação seria apenas mais um capítulo do caos que a empresa se encontra desde o início do ano, quando começaram a surgir dúvidas sobre como ela estaria investindo o dinheiro de seus acionistas.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

A firma de investimentos hoje é comandada por Ajay Royan, que a fundou junto com Thiel. A Mithril Capital atualmente possui mais de US$ 1,2 bilhão em ativos, mas antigos funcionários e investidores estão preocupados de que ela esteja apenas guardando esse dinheiro e não investindo em startups como afirma estar fazendo. Essas pessoas acusam Royan de continuar cobrando taxas de manutenção de seus clientes enquanto não trabalha o dinheiro deles, obtendo lucro para si próprio, mas não aumentando os rendimentos dos clientes.

De acordo com diversos funcionários atuais, inclusive dois gerentes administrativos, nos últimos meses a Mithril Capital demitiu boa parte de seu corpo operacional e agora possui apenas a quantidade mínima de funcionários para não precisar pedir falência.

Essa não é a única investigação que a empresa está sujeita: a Cambridge Associate também está investigando se de fato a Mithril está recolhendo milhões de seus clientes e mantendo o dinheiro guardado, sem investi-lo como o esperado.

Até o momento, o FBI não se pronunciou sobre a investigação, mas um porta-voz da Mithril afirmou que a chegada dos federais empresa se trata de uma tentativa frustrada de um ex-funcionário descontente em criar confusão.

Atualmente, Thiel já não possui mais nenhuma relação direta com a gestão da Mithril Capital, mas investiu cerca de US$ 300 milhões de seu próprio bolso para o crescimento da firma. Ele é conhecido por ser uma dos maiores investidores do ramo de tecnologia, sendo um dos fundadores do PayPal, da Palantir e um dos primeiros investidores do Facebook.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

(Ler na fonte)


×
CREATE ACCOUNT ALREADY HAVE AN ACCOUNT?

 
×
Recuperar as informações de acesso?
×

Go up

Pular para a barra de ferramentas