image_pdfimage_print

Falhas que acarretam no mau funcionamento de programas e aplicativos não são incomuns. Os chamados bugs são os responsáveis por situações como essa: você tenta abrir o aplicativo, mas ele fecha assim que é executado ou antes de finalizar uma tarefa. As empresas costumam consertar esses problemas por meio de atualizações de software — e muitas vezes, o erro é identificado pelos próprios usuários.

Por isso, grandes companhias, como Apple, Google, Netflix e Nintendo, oferecem formulários aos usuários para que eles reportem bugs e outros problemas que possam ocorrer durante a execução de seus programas ou aplicativos.

Antes de enviar o formulário sobre bugs, o usuário deve detalhar o problema enfrentado e, se possível, incluir capturas de tela e outros arquivos relevantes. Adicionar informações de software do seu computador ou celular também contribui para que o problema seja resolvido mais rapidamente.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Está com dificuldades para usar algum aplicativo ou programa? Aprenda como e onde reportar bugs para as principais empresas de tecnologia:

Adobe (Creative Cloud, Photoshop, Illustrator, Premiere Pro, Acrobat Reader, etc.)

A Adobe disponibiliza em sua página em inglês um espaço para que usuários preencham um formulário de bug. É preciso ler os Termos e Condições de Uso da Adobe e selecionar o produto identificado com erro. Então, o usuário será direcionado para outra página, onde preencherá as informações solicitadas — que incluem nome, a versão do programa usado e o sistema operacional do dispositivo. Também é possível incluir imagens. Já vulnerabilidades de segurança podem ser reportadas para o e-mail PSIRT@adobe.com.

Segundo informado pela Adobe em sua página, não é comum que a empresa responda individualmente os formulários. "Entretanto, nós lemos todas as mensagens. Usamos as informações para melhorar nossos produtos e serviços", garante.

Apple

É possível alertar a Apple sobre bugs, erros e vulnerabilidades de qualquer produto da empresa pela página de bugs da companhia. Desenvolvedores e usuários precisam logar no site da empresa com o Apple ID. Pelo site Apple Bug Reporter, os clientes conseguem acompanhar as medidas efetuadas pela Apple ou solicitar informações caso o status de resolução do problema não fique disponível. A empresa também disponibiliza uma página para feedback sobre produtos.

Dropbox

Visite a página do Dropbox Support e crie uma nova conta para acessar o sistema. Uma vez dentro da plataforma, é possível preencher o formulário informando o bug. Também é possível alertar a empresa sobre falhas a partir do serviço de atendimento ao cliente ou buscar na Central de Ajuda questões relacionados ao seu problema.

Evernote

Entre na página de suporte do Evernote e realize login com as informações de sua conta. Preencha o formulário de suporte e envie. Os usuários também podem avisar a empresa sobre vulnerabilidades de segurança por meio do e-mail security@evernote.com.

Facebook

Visite a página da Central de Ajuda do Facebook. Passe o mouse sobre o menu "Políticas e denúncias" e clique na opção "Relatando um problema com o Facebook". Uma nova página será aberta com instruções para reportar o problema.

Também é possível denunciar vulnerabilidades de segurança a partir do programa Bug Bounty. Os usuários podem reportar todo problema que crie um risco de segurança ou de privacidade em serviços do Facebook. Neste caso, a empresa pode conceder recompensas monetárias.

Google, Android, Chrome e demais serviços Google

Chrome:

Abra o Chrome no seu computador. Então, clique no ícone de três pontinhos localizado no canto superior direito do navegador, e depois clique em Ajuda > Informar um problema ou use o atalho Alt + Shift + I. Uma nova janela será aberta. Lá, o usuário descreve o problema enfrentado e consegue anexar arquivos.

Android e outros serviços e aplicativos da Google:

Entre na página da Google para o relato de problemas. Selecione a opção que melhor se encaixa com seu problema e siga as instruções. A Google também tem um programa que recompensa usuários que identificam vulnerabilidades em seus aplicativos, e aqui estão as regras do programa.

Instagram

Abra o aplicativo do Instagram e vá até o seu perfil. Ali, clique no ícone de três barras localizado no canto superior direito e vá em Configurações. No final da página, em Suporte, clique em Relatar um problema. Siga as instruções e preencha as informações solicitadas. Vulnerabilidades de segurança também podem ser informadas pelo programa do Bug Bounty do Facebook, dono do Instagram.

Microsoft

Windows 10

Abra o Hub de Comentários, aplicativo integrado ao sistema do computador. Clique em Reportar um problema e siga as instruções.

Xbox One

Usuários que usam o videogame podem reportar bugs pressionando o botão Xbox (aquele localizado no meio do controle). Selecione a opção Reportar um problema no menu e siga as instruções.

Também é possível relatar vulnerabilidades de segurança sobre qualquer produto pelo programa de recompensa da Microsoft. O e-mail secure@microsoft.com também recebe mensagens sobre o assunto.

Mozilla

Você pode relatar um bug sobre o Firefox a partir de qualquer navegador neste link. Ali, clique na opção "New Bug". Então, crie um login e siga as instruções.

A Mozilla também tem um programa de recompensas para usuários que identificam vulnerabilidades de segurança. Também é possível encaminhar seu relato para o e-mail security@mozilla.org, se preferir.

Netflix

Os usuários podem relatar bugs em vídeos enquanto assistem a filmes e séries a partir do ícone "?" na barra de reprodução. Escolha a opção que se encaixa ao seu problema e informe detalhes. Também é possível relatar problemas no site da Netflix em "Conta". Acesse ali a seção "O que foi assistido" e selecione o título que apresentou problemas, informando o erro e detalhes.

Vulnerabilidades de segurança devem ser relatadas ao programa de recompensas da empresa.

Nintendo

Problemas com produtos da Nintendo devem ser relatados por meio do Fale Conosco da companhia. Já os bugs e erros identificados no site da empresa devem ser enviados por este formulário.

Paypal

Qualquer bug e vulnerabilidade identificados no PayPal devem ser relatados ao programa de recompensa da empresa. Para participar, é necessário realizar login na plataforma e se encaixar nos requisitos, como possuir 14 anos ou mais e não ser residente de países que enfrentam sanções econômicas dos Estados Unidos.

Reddit

Escreva o problema identificado na comunidade oficial do Reddit dedicada ao assunto. Vulnerabilidades de segurança podem ser encaminhadas ao e-mail security@reddit.com.

Snapchat

Abra o aplicativo e balance (isso mesmo, balance) seu dispositivo para que o menu de bugs apareça. Escolha a opção relevante e faça o seu relato. A empresa informa que nem todos os aparelhos possuem o recurso; por isso, relatos podem ser enviados pelo site ou pelo programa de recompensas da empresa.

Os usuários dos sistemas operacionais Android e iOS podem desativar o recurso de balançar o dispositivo. Saiba mais no site oficial do Snapchat.

Sony

Todos os bugs e vulnerabilidades de segurança dos produtos Sony podem ser relatados no programa de recompensas da empresa. Siga as instruções disponíveis no site e preencha as informações necessárias.

PlayStation

Bugs identificados nos serviços PlayStation podem ser relatados de várias maneiras: por chat, e-mail, telefone e mais. Conheça suas opções aqui e escolha o melhor método.

Spotify

Envie problemas de performance para a equipe de suporte do Spotify por meio do site. Também é possível entrar em contato com a empresa pelas redes sociais. Já vulnerabilidades de segurança podem ser relatadas ao programa de recomenpensas da empresa.

Tumblr

Problemas identificados no site ou no aplicativo podem ser relatados nesta página. Entretanto, as informações devem ser digitadas em inglês. A empresa também conta com um programa de recompensas para os que identificam problemas de segurança.

Twitter

O Twitter tem uma página dedicada para o relato de problemas e bugs, disponível no site e aplicativo. Selecione a opção que se encaixa com a falha identificada e siga as instruções. Ainda, a conta @TwitterSupport também recebe relatos. Já vulnerabilidades de segurança podem ser enviadas por meio deste link.

Uber

Os bugs e problemas de segurança identificados podem ser enviados ao programa de recompensa da Uber.

WordPress

Usuários que notarem falhas no funcionamento de seus sites criados com a plataforma podem encaminhar seus relatos pelo site do WordPress. É necessário realizar login antes de preencher um formulário. Caso o problema for de segurança, os relatos devem ser encaminhados ao programa de recompensa da empresa.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

(Ler na fonte)


×
CREATE ACCOUNT ALREADY HAVE AN ACCOUNT?

 
×
Recuperar as informações de acesso?
×

Go up

Pular para a barra de ferramentas