image_pdfimage_print

Enquanto se destaca ao explorar o lado afastado da Lua com a missão Chang'e 4, a China revela que seus planos na exploração espacial também incluem Marte. O país pretende enviar ao Planeta Vermelho um rover exploratório no ano que vem.

A informação foi confirmada por Wu Weiren, projetista-chefe do programa de exploração lunar do país asiático. "Nos últimos 60 anos, fizemos muitas conquistas, mas ainda há uma grande distância das potências espaciais mundiais. Precisamos acelerar nosso ritmo. No próximo ano, vamos lançar uma sonda a Marte que irá orbitar o planeta, aterrissar e explorar", declarou.

Os comentários foram feitos durante um evento em que aconteceu a inauguração de uma base de simulação de Marte na China, especificamente na bacia de Qinghai, um lugar extremamente árido no oeste do país que é o deserto mais alto da Terra e considerado um dos melhores paralelos em relação superfície marciana — outro local do tipo é o Deserto do Atacama, no Chile. A base de simulação custou US$ 22,3 milhões e ocupa uma área de cerca de 53 mil metros quadrados, podendo acomodar 60 pessoas em suas cápsulas e centenas de tendas ao redor da base.

A China chegou um pouco atrasada Corrida Espacial no século passado, enviando seu primeiro satélite órbita da Terra apenas em 1970. Contudo, o programa espacial do país vem crescendo amplamente. Desde 2003, o país enviou seis equipes para o espaço e lançou duas estações espaciais próprias; já em 2013, pousou com sucesso o rover Yutu-1 na Lua, e se tornou o terceiro país a realizar este feito. O Yutu-2 está atualmente explorando o lado afastado da Lua junto sonda Chang'e 4, com a China se tornando a primeira nação a pousar uma nave no hemisfério lunar que jamais pode ser visto daqui da Terra.

Ainda em 2019, a agência espacial chinesa CNSA enviará uma nova missão Lua para coletar amostras da superfície, com planos ousados de, nos próximos anos, iniciar a construção de uma base fixa lunar e manter sua presença constante em nosso satélite natural. Depois, vem a hora de começar a explorar Marte.

(Ler na fonte)


×
CREATE ACCOUNT ALREADY HAVE AN ACCOUNT?

 
×
Recuperar as informações de acesso?
×

Go up

Pular para a barra de ferramentas